Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

"Os politicos são mal-pagos". Por comparação com quem?

Kruzes Kanhoto, 29.10.16

É recorrente. Volta e meia vem alguém, político ou aspirante a isso, lamentar o quanto os políticos são mal-pagos. Falta é explicar por comparação com quem. Com o gajo que varre a minha rua e ganha o salário mínimo? Ou com um licenciado – daqueles a sério, não dos que vão para o governo – que, se tiver sorte ou o azar de não conhecer ninguém na Câmara lá da terra, arranja um estágio a ganhar seiscentos e noventa e um euro e que, se for mesmo um sortudo, até lhe pagam? Comigo, que não sou aumentado vai para oito anos? Com o gestor da plataforma de blogues aqui do Sapo? Com o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos? É a ausência de resposta a tão inquietante questão que me impede de ter uma opinião formada acerca do assunto.

E depois há aquele argumento fantástico que quase sempre acompanha esta reivindicação. Que é garantir que, com este nível de remunerações, os melhores não querem ir para a política. Assim sendo parece-me um contra-senso os actuais políticos queixarem-se do seu magro estipêndio. É que se este fosse mais gordo iam para lá os melhores – outros, portanto – e os que lá estão agora perdiam o emprego. Coisa que, presumo, não seria muito do seu agrado. Ou, então, é uma questão de altruísmo. Não estão a pedir nada para eles...

2 comentários

Comentar post