Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Não gostam do deserto...preferem a selva!

Kruzes Kanhoto, 29.11.21

Diz que o programa engendrado pelo governo para atrair novos moradores para o interior não teve procura. Nem um, ao que parece. Pouco me admira. Nem, a bem dizer, acho que tal programa faça sentido. Eles que fiquem lá pelo litoral e venham cá só ao fim de semana deixar os euros. Somos todos muito mais felizes assim. Até porque, quando se junta por aqui muita dessa malta, sou o primeiro a achar que ainda não existe desertificação suficiente.

Se o governo pretende povoar o interior – e não estou convencido que queira – podia, em primeiro lugar, tentar manter os que cá vivem. Nomeadamente através de uma fiscalidade mais favorável para cidadãos e empresas. Caso as taxas de IRS e IRC, para sempre e para todos, fossem metade ou um terço do que se paga no litoral era capaz de haver que colocasse a hipótese de vir viver para cá ou, os que cá estão, não abalarem. Como há tão pouca gente, o impacto fiscal seguramente não seria de grande relevância.

Depois uma política de imigração à séria. Que traga para cá muita gente. Nomeadamente daquela cheia de dinheiro e da outra que o quer ganhar a trabalhar. Mas isso, está quieto. Nenhum desses interessa. O que interessa trazer é malta para viver do subsidio e que, também ela, fica no litoral.