Moluscos, burros e outros rafeiros
1 – Leio que Lula da Silva irá discursar na Assembleia da República nas comemorações do 25 de Abril. Parece-me uma escolha adequada às circunstâncias. Não há, até ao momento, noticias que Pinto da Costa, Ricardo Salgado e José Sócrates tenham aceite o convite para, também eles, participarem na dita cerimónia.
2 – Um ano de guerra na Ucrânia. Este tempo todo depois e o PCP continua, coerentemente, a manter o seu discurso de “Miss Mundo” que mais não é do que um evidente apoio à Rússia. É bonito e fica-lhes bem. Citando Mário Soares – alguém que hoje quase não se pode citar sem correr o risco de ser associado à facharia – só os burros não mudam de ideias. Nem, pelos vistos, os comunistas. Passe o pleonasmo.
3 – “O Plano de Costa pode desencadear uma onda de ocupações” avisa-nos hoje a capa de um semanário. Não será tanto o plano do governo a ter a culpa, caso isso venha a suceder. Há é muita gente ligada a certos meios – urbanos, radicais, “artísticos” e “culturais” – mortinha para que isso aconteça. Pode ser que lhes façam a vontade. Especialmente nessa parte do “mortinha”.