Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Lucros excessivos...até do Estado!

Kruzes Kanhoto, 27.07.22

Algumas das maiores empresas a operar em Portugal apresentam, nos primeiros seis meses do ano, um lucro no montante de algumas centenas de milhões de euros e isso provoca a ira generalizada. No mesmo período o governo anuncia um excesso de cobrança fiscal, face ao previsto, superior a mil e cem milhões de euros e ninguém parecer ficar chateado. Vá lá perceber-se esta gente.

Por mim – lá está, é a minha mania de ser do contra - gosto do lucro. É um conceito que aprecio. Quando é razoável deve estar sujeito a impostos razoáveis e quando elevado devido a circunstâncias extraordinárias, como é agora o caso, taxado também de forma extraordinária. O mesmo, obviamente, em relação à receita do Estado. Se ela é muito superior à prevista, então é porque está a cobrar impostos em excesso e das duas uma. Ou os baixa ou paga as dividas.

Na boa tradição socialista nada disso ocorrerá. O governo não taxará as empresas com lucros elevados não vão esses empresários ficarem aborrecidos e já não os contratarem quando passarem à condição de ex-governantes. Igualmente não baixarão o IRS ou outro imposto. Nem, menos ainda, amortizarão a divida pública. Pelo contrário. Vão esturrar tudo. Sabem que o povo gosta de circo. Tanto que até escolhe palhaços para o governar.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Kruzes Kanhoto 28.07.2022

    O dinheiro dos lucros vai acabar nas mãos dos accionistas e excesso de impostos cobrados nos bolsos dos do costume. Enquanto isso nós continuamos a pagar caro e a suportar impostos elevados. Nada de novo, portanto. Com a esquerda no poder será sempre assim.
  • Imagem de perfil

    Vagueando 29.07.2022

    Simplificar que trudo de mau em Portugal com a esquerda é interessante. Contudo, muitos países europeus têm tido governos de esquerda ao longo dos anos e não deixaram de prosperar. Estranho então a culpa, ou será que esta, a dita culpa, se deve a sermos maus por causa dos governos de esquerda ou se pelo povo que temos, pelos empresários que temos, pela sociedade civil que temos, pelas riquezas que temos e ou não temos ou porque sim.
  • Imagem de perfil

    Kruzes Kanhoto 29.07.2022

    "...muitos países europeus têm tido governos de esquerda ao longo dos anos e não deixaram de prosperar". A sério?! Recorde-me lá dois.
  • Imagem de perfil

    Vagueando 30.07.2022

    Claro, Alemanha com os seus governos de coligação com partidos de esquerda durante os últimos 40 anos e França.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.