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Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Isto sim é que eram PEC's, pá!

por Kruzes Kanhoto, em 22.05.11
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<div style="color: blue; text-align: justify;"><div style="color: black;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">O Primeiro PEC, à boa maneira Guterrista, era assim:</span></le="font-size:></div><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">1: Limitar o crescimento da despesa corrente primária a quatro por cento por ano;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">2: Reduzir drasticamente e de imediato a admissão de novos funcionários;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">3: Utilizar a bolsa de emprego para flexibilizar a gestão de recursos humanos;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">4: Não efectuar novas reestruturações de carreiras até final de 2003;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">5: Moderar os aumentos salariais;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">6: Permitir um endividamento controlado da Administração Local;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">7: Acompanhar a criação de empresas municipais;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">8: Aprovar uma lei de Estabilidade Orçamental;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">9: Eliminar uma incorporação do segundo semestre de 2001 no SMO e reapreciar as incorporações de 2002;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">10: Reformar a gestão do serviço nacional de saúde (SNS);</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">11: Racionalizar a despesa do SNS e combater o desperdício;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">12: Reforçar o controlo da despesa na ADSE e nos outros subsistemas de saúde;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">13: Gerir conjuntamente os serviços sociais;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">14: Regulamentar no prazo de um ano a convergência gradual do regime da Caixa Geral de Aposentações para o da Segurança Social;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">15: Concretizar um programa de extinção de serviços públicos;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">16: Não permitir a criação de novos serviços;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">17: Reapreciar sistematicamente e racionalizar os quadros de pessoal;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">18: Reapreciar até final de 2001 grandes projectos de investimento em processo de decisão;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">19: Melhorar o acompanhamento dos grandes projectos de investimento público e as parcerias público-privado;</span></le="font-size:><br /><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;"></span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">20: Avaliar e acautelar os custos correntes dos projectos de investimento;</span></le="font-size:><br /><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;"></span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">21: Reestruturar e redimensionar o sector empresarial do Estado;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">22: Reavaliar o preço dos bens e serviços públicos, sem prejuízo das opções de política social;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">23: Cortar as dotações congeladas ao abrigo da lei nº 30/C/2000;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">24: Reduzir as horas extraordinárias;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">25: Rever os contratos de avença e tarefa;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">26: Congelar até final de 2002 as aquisições de edifícios;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">27: Congelar até o final de 2002 as aquisições de material de transporte;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">28: Reduzir o dispêndio dos serviços em viaturas;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">29: Reduzir a despesa com deslocações;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">30: Gerir eficientemente os meios financeiros do Estado absorvendo saldos de gerência excessivos;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">31: Controlar a despesa com bonificações;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">32:Reapreciar os suplementos remuneratórios e eliminar os casos em que deixaram de ter justificação;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">33: Extinguir estruturas temporárias;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">34: Regulamentar os serviços mínimos;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">35: Elaborar um orçamento plurianual;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">36: Elaborar o orçamento do Estado em duas fases;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">37: Criar em cada ministério um responsável pelas contas;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">38: Reduzir o grau de rigidez do OE e a assunção de encargos deficientemente avaliados;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">39: Reforçar a disciplina na assunção de encargos plurianuais;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">40: Limitar no tempo os subsídios, benefícios e apoios desta natureza;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">41: Adoptar um método de orçamentação que permita avaliar o desempenho dos serviços;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">42: Dinamizar a unidade de tesouraria do Estado;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">43: Melhorar a gestão do património do Estado a acelerar a elaboração do cadastro patrimonial;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">44: Aplicar o regime de administração financeira do Estado a toda a administração pública até final de 2002;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">45: Obrigar à adopção do POCP a toda a Administração Pública até final de 2002;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">46: Avaliar a despesa pública e melhorar a eficácia do controlo interno.</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">47: Realizar auditorias externas aos serviços;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">48: Promover a certificação de contas;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">49: Definir um novo regime de responsabilidade por ilícitos financeiros;</span></le="font-size:></div><div style="color: blue; text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;">50: Contratualizar a autonomia de gestão dos serviços públicos".</span></le="font-size:></div><div style="text-align: justify;"><le="font-size: small;=""><span style="font-style: normal;"> </span></le="font-size:></div><div align="JUSTIFY" style="line-height: 150%; margin-bottom: 0cm;"><div style="text-align: justify;"><i><span style="color: black;"><span style="font-family: Calibri,sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-style: normal;">Em2001 já era mais que visível o desiquilíbrio das contas públicas.Daí que o governo de António Guterres tenha sido colocado nacontingência de elaborar um plano de combate ao défice, uma espéciede PEC em versão light, que incluía cinquenta medidas que visavamcombater o descalabro que então se começava a vislumbrar. Onze anosdepois, nove dos quais com governos socialistas, constitui uminteressante desafio tentar perceber quantas destas intenções,chamemos-lhe assim, foram concretizadas. </span></span></span></span></i></div><i><span style="color: black;"><span style="font-family: Calibri,sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-style: normal;">Presumoque o triunvirato de credores tenha feito o mesmo exercício. Terão,acredito, sido avisados que um dos ministros da época era JoséSócrates. O que, naturalmente, não os deixou descansados. Nem ocaso é para menos. Porque quem não implementou aquele rol de ideiasvagas não terá, com toda a certeza, intenção nenhuma de aplicaras medidas durissimas e dramáticas com que se comprometeu. O que até nem seria mau, se ele não nos quisesse convencer que as medidas são leves e, com boa vontade, até podem ser consideradas excelentes.</span></span></span></span></i></div>
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