Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Dividas das autarquias do distrito de Évora

por Kruzes Kanhoto, em 30.06.13
Nossites dos municípios a divulgação de eventos culturais, festas,espectáculos de toda a ordem ou as actividades em prol da populaçãoem que o respectivo presidente está envolvido, são tudo matériasmerecedoras de especial destaque. Já a informação relativa àmaneira como é aplicado o dinheiro dos munícipes e contribuintes emgeral, é outra conversa. Apesar de ser de publicação obrigatória,a informação disponível é, quase sempre, difícil de descobrir, em muitos casos desactualizada e, não raras vezes, nemsequer é disponibilizada.
Apesardas dificuldades descritas pode constatar-se que os catorze municípiosdo distrito de Évora tinham em 31 de Dezembro de 2011, no seuconjunto, uma divida total – banca e fornecedores – de 193,9milhões de euros. Pode, até, nem parecer muito. A menos que comecemos a pensar em dividir este valor pelos 167.434 habitantes...
Osdados referentes a 2012 não são, por enquanto, conhecidos na suatotalidade. Cinco municípios, apesar de terem as contas apreciadasdesde Abril, não tiveram até hoje tempo para as publicitar norespectivo sitio da Internet. Ou então esconderam-nas tão bem quenão as consigo localizar. Os valores em divida, ao que tudo indica,ainda que se mantenham demasiado elevados, irão ficar abaixo dosapurados em 2011. O que, no seu conjunto, é de louvar.
Dosmunicípios que já divulgaram os resultados o destaque, pelapositiva, para Estremoz, com uma redução da divida em 22,4% e, pelanegativa, para o Alandroal que viu, no espaço de um ano, o valor dadivida subir de 19,6 para 20,2 milhões de euros.
Compartilhar no WhatsApp

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.