Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Kruzes Kanhoto

Ainda que todos, eu não!

Bacoradas jornalisticas

Kruzes Kanhoto, 30.12.12

Um individuo lá por ser jornalista não precisa ser burro. Embora, poraquilo que vou lendo, parece ser cada vez mais difícil encontrar umque não o seja. Vem isto a propósito de bacoradas – como se dizpor cá – que frequentemente ouço ou vejo escritas na comunicaçãosocial. É que há coisas que, se escritas por um quase iletrado comoeu num blogue insignificante e sem audiência, não têm importâncianenhuma, mas quando publicadas pelo chamado jornalismo de referênciae alegadamente de qualidade se tornam verdades absolutas.
Umaconceituada revista, de periodicidade semanal, escrevia numa das suasúltimas edições, num trabalho em que se procurava caracterizar afunção pública em Portugal comparando-a com os trabalhadores dainiciativa privada, exactamente isto: “...No extremo oposto ao dosdiplomatas, estão os auxiliares, com 747,9 euros, o salário maisbaixo da Função Pública. Em Portugal, estima-se que haja 605 miltrabalhadores a ganhar o salário mínimo nacional. É outradiferença "descomunal", como diria Vítor Gaspar”.
Trata-se,como também diria o ministro das finanças, de uma “enorme”diferença entre o que muitíssimos funcionários públicos realmenteauferem e o que o autor do artigo menciona. É que, ao contrário doafirmado, são muitíssimos os trabalhadores da função publica queganham abaixo daquele valor. Tal como também não faltam os queauferem o salário mínimo nacional. Com duas agravantes. Nãorecebem nada por debaixo da mesa e descontam mais que os colegas dosector privado.
Maspedir a um jornalista que saiba estas coisas é capaz de ser exigirdemasiado. Afinal, como toda a gente sabe, um jornalista é um gajoespecializado em saber nada acerca de tudo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.